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Cooperation and solidarity as strategic axes in the formation of young people from the countryside: the experience of the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) ExtensaoRural
Mota, Carla Rosane da Silva; Tessmann, Jéssica Moara da Cunha; Krumreich, Fernanda Doring; Bracagioli Neto, Alberto.
This article aims to understand the role of cooperation and solidarity in the training process developed by the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), with young people from the countryside of the Zona Sul Territory of Rio Grande do Sul (RS). The methodology used is qualitative, with characteristics of a case study and the techniques used were: bibliographic research, documental research and participant observation. EFASUL is a community school, guided by the principles of Agroecology, Countryside Education and the Pedagogy of Alternation. The themes of cooperation and solidarity are pervasive throughout EFASUL's pedagogical activities, covering different moments, such as: practices developed in the experimental agricultural area, joint efforts...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Educação do campo; EFASUL; Pedagogia da alternância; Processos formativos; Countryside education; EFASUL; Formative processes; Pedagogy of alternation.
Ano: 2023 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/71113
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O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul ExtensaoRural
Pozzebon, Adair; Charão-Marques, Flávia.
Este artigo descreve e analisa o processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem – PPJ na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC no âmbito de um processo formativo baseado na pedagogia da alternância. Os argumentos desenvolvidos têm por base pesquisa quanti-qualitativa realizada junto a estudantes e educadores entre 2014 e 2015. Os resultados indicam que o PPJ é o principal meio para discutir, refletir e organizar possibilidades concretas de inserção sócio-profissional dos estudantes, contribuindo significativamente para fortalecer o vínculo identitario do jovem com o meio onde vive e ampliando a percepção das oportunidades de diversificação e geração de renda. No entanto, identifica-se a necessidade de fortalecer...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação do campo; Juventude rural; Pedagogia da alternância..
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/20335
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